segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Como fazer uma boa apresentação de Power Point

Uma apresentação de Power Point ágil e objetiva com certeza ajudará você a conquistar e cativar novas pessoas para seu objetivo, seja em uma apresentação da escola, seja em uma apresentação de negócios.


Não vamos perder mais tempo, vamos direto as dicas:

DICA 1 - NÃO O LEIA PPT

Essa é a primeira e mais fundamenta de todas as dicas, preste muita atenção nela porque apesar da simplicidade ela é uma das mais importantes: Não leia sua apresentação de Power Point! Não existe apresentação mais chata do que aquela em que uma pessoa fica lendo e lendo e lendo ... você conhece essa cena, não é mesmo? Em menos de 10 minutos toda a audiência estará toda em sono profundo.

DICA 2 - MENOS É MAIS

Você escreveu um trabalho, uma dissertação ou um plano de negócios. Agora é hora de mostrar para todo mundo a sua ideia, como você faz: abre o trabalho copia tudo menos a capa e cola na apresentação de Power Point. Acha que está arrasando porque todas as informações estão lá. Mas para sua surpresa está tudo errado! 

Uma apresentação de Power Point é um recurso que auxilia você e seu público a entender a ideia. Uma apresentação não é o projeto em si. Não adianta colar todo o projeto e dividi-lo em slides. O projeto já foi lido ou será lido em outro momento. Agora o importante é selecionar as principais informações e organiza-las de forma clara e objetiva.

DICA 3 - PLANEJE

Para quem você vai apresentar? 1 pessoa ou 100 pessoas? Um grupo de professores ou de colegas de faculdade? Você tem 15 minutos [como em uma defesa de mestrado] ou é uma apresentação de 2 horas de um novo produto?

Planejar é fundamental. Não só os Slides do Power Point como a sua fala. Quando você estrará em cena, quem sucederá, haverá troca de falas com outros membros do grupo? Todas essas coisas precisam estar no papel, cronometradas, quanto tempo precisa para cada assunto, para cada slide e prevendo perguntas do público ou uma reação desinteressada.

Espontaneidade é bom mas você pode ser espontâneo e original sabendo quando deve falar e quando deve parar de falar. As apresentações sem planejamento sempre acabam igual: chega o final da apresentação e você percebe que ainda tem muito mais coisas para dizer e que ficaram sem ser ditas.


Então é isso. Espero que com essas dicas vocês consigam fazer uma apresentação ainda melhor! 
Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário