segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Como organizar melhor o tempo e produzir mais?

Muitos dizem que o dia poderia ter mais de 24 horas, mas, mesmo assim, para alguns, talvez isso não seja suficiente. Algumas pessoas não conseguem administrar o tempo e se "perdem" na execução de suas atividades.



A correria do dia a dia e o excesso de estímulos a que somos expostos dificultam esse processo. Além disso, muitas pessoas, simplesmente, não sabem se organizar. E suas rotinas são norteadas pela aleatoriedade como se o tempo não fosse valioso nesse processo.

Organizar as atividades levando em consideração os dias em que estas serão produzidas, bem como
os horários, é fundamental para que haja eficácia nesse processo. Nós precisamos organizar as nossas 
atividades dessa maneira. Na verdade, uma grande parte delas já segue essa lógica, como é o caso do 
cumprimento de horários e rotina de trabalho, de estudo em uma instituição, bem como em relação a nossa  própria alimentação. 

A diferença é que há algumas convenções em relação a esse cumprimento de horários, que já são estabelecidas, inclusive, socialmente. Além disso, por trás delas, muitas vezes, está o Estado, uma instituição que nos "motiva" ou nos "obriga" a realizar determinada atividade. No caso de atividades relacionadas a nossa motivação individual, ou seja, os propósitos que nos guiam na vida, como passar em um concurso, obter uma boa nota, escrever um livro, atividades que dependem, apenas, de nós mesmos, não há um poder maior que nos guie, mas deveria haver.



E esse poder deveria ser oriundo de nós mesmos, o que se chama FORÇA DE VONTADE, o que nos alimenta como uma pessoa e não um grupo de pessoas. 

É preciso elaborar tabelas, distribuir as atividades de acordo com o tempo e selecionar algumas delas. Mesmo que haja tempo, este não é infinito e determinadas atividades exigem mais tempo do que outras; é preciso priorizar, em determinado momento, alguma atividade e não montar uma tabela com milhões de atividades que não consigamos cumprir. 

Em relação à produção, quanto mais nós produzimos mais nós produzimos (é bem óbvia essa afirmação, mas ela é verdadeira). Isso significa que é preciso sempre fazer um pouco a mais para que haja eficácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário